
Tenho acompanhado superficialmente o debate sobre os impactos das plataformas de inteligência artificial sobre o mercado de trabalho. Ou, pelo menos, não na medida que gostaria. Até onde percebo estas plataformas irão substituir o trabalho humano em tarefas repetitivas que não exigem tanta criatividade e sim produção em massa.
Tarefas como produção de pequenos textos de propaganda ou apresentação de produtos ou serviços ou peças de design digital (cards, banners, …) que até pouco tempo estavam sob o domínio de profissionais “criativos” já contavam com o suporte de ferramentas e técnicas quase que em escala industrial. Aplicativo como Canva ou técnicas de “copy” já anunciavam a automação por inteiro estas tarefas.
Como estas plataformas de IA não são necessariamente inteligentes, apenas tem capacidade de processar informações, alguém tem que ensina-las. Aí entra o trabalho humano em condições precárias. Indo ao ponto deixo para leitura reportagem do site UOL sobre quem são estes trabalhadores aqui no Brasil. O formato não é dos melhores uma vez que a matéria só estava disponível para assinantes e precisei utilizar um aplicativo para “driblar” o sistema de segurança.
Boa leitura