Não se trata exatamente de novidade. Nesta semana duas chapas disputam a direção da APUB – Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia. Bem diferente do ocorrido nas recentes eleições de outros segmentos profissionais e independendo de orientação política, as eleições nos sindicatos ou associações que representam professores das instituições de ensino superior na rede pública contam sempre com mais de uma chapa.

E qual a razão deste, digamos, fenômeno ? Pelo lado dos sindicatos onde existe disputa estas me parecem ser motivadas pela relação a ser estabelecida com os governos situados no campo democrático-popular. Já nos sindicatos onde não há disputa as razões são variadas indo das dificuldades burocráticas para a inscrição de chapas até a rotatividade de mão de obra que dificulta a criação de vínculos com a categoria e, por consequência, a falta de motivação para a participação na vida sindical.

Mas este é um assunto para uma discussão e um post mais longo e denso. Por enquanto aproveite para conhecer as duas chapas que disputam a direção da APUB. É só clicar e ler:

CHAPA 1 – DE MÃOS DADAS: RESISTIR E AVANÇAR –

CHAPA 2 – REENCANTAR PARA A LUTA: UNIR PARA RESISTIR