coletivo interfaceSempre associo o jornalismo político eletrônico baiano, soteropolitano melhor dizendo, aos sites e blogs capitaneados por jornalistas com uma imagem construída nos meios tradicionais. Na maioria das vezes replicam o formato consagrado nos seus meios de origem sem atentar para as possibilidades específicas ofertadas pela web.

No final de abril li um post no grupo de Whatsapp voltado para o Coletivo de Comunicação da CUT anunciando o início das atividades públicas do Coletivo Interface que passa a editar quinzenalmente a newsletter in_box. Aderi de imediato e no dia 6 de maio, conforme prometido, recebi na minha caixa postal a primeira edição.

Diagramação agradável e linguagem coloquial me chamaram a atenção. Chamou a atenção também a “linha do tempo” das tretas entre Rui Costa e ACM Neto. Mais pelo uso das possibilidades da web e menos pelas tretas em si. Uma boa síntese da política baiana nas semanas que antecederam a edição. E sugestões de leitura para além dos jornalões (Nexo e Poder360), dois queridinhos deste eventual comentarista encerrando com a recomendação de cursos e eventos de interesse dos jornalistas e curiosos em geral.

A newsletter é grátis o que me deixa curioso sobre a forma de sustentação do negócio. Torcendo para não precisarem ir ao mercado tradicional (governo e grandes empresas) para subsistirem.

Vá lá em http://bit.ly/2INceus e assine. Vale a pena