Comecei este blog com a intenção de publicizar artigos e estudos sobre as iniciativas do movimento sindical e estudos ligados ao mundo do trabalho e à economia solidária. Entendia que existia (e ainda existe) muita informação útil disponível que não chega ao conhecimento dos dirigentes e ativistas sindicais.
Com o passar do tempo fui observando que mesmo a mídia contra hegemônica da pouco espaço à produção local de conteúdo. Exceção observada nos veículos ligados às questões étnico-raciais. Observei também que o público sindical não utiliza o potencial das redes sociais para dialogar com a sua base social e com a sociedade como um todo. E quanto mais o tempo passa mais difícil ou pouco eficaz se torna o uso destes instrumentos de comunicação.
Hoje, quando do rascunhava um novo post, senti a necessidade de citar o uso de uma “hashtag” mas hesitei: será que meu público entenderá o que estou falando? E se entende porque se usa pouco as hashtags no cotidiano da ação sindical?
Começo aqui então um novo eixo de postagens. A tentativa de explicar algumas funcionalidades e jargões das redes sociais e, principalmente, como utiliza-las na comunicação sindical e popular uma vez que a literatura disponível é voltada para o uso comercial.
Finalmente, o que é mesmo “#hashtag” ? – para ganhar tempo vou buscar a definição encontrada no blog da empresa de marketing digital Resultados Digitais:
” O dicionário Oxford — o mais importante da língua inglesa e ao qual o termo foi incorporado em 2014 — define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.
Indo um pouco além, pode-se dizer que hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais como Instagram, Facebook e o já mencionado Twitter. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.
Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #cachorro, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de cães, em geral — clicando sobre a palavra.”
E quando faz sentido usar – na imensidão de informação que circula na internet nem sempre sabemos o que se fala sobre um determinado assunto. Uma hashtag pode (e deve) ser utilizada quando queremos saber o que se fala sobre um assunto ou que saibam que falamos sobre aquele assunto.
Por exemplo : na campanha salarial do ano de 2017 o Sindicato dos Bancários de São Paulo usou a hashtag #sóalutategarente para agrupar a informações sobre a campanha. Todas as postagens do sindicato sobre a campanha salarial terminava ou começava com este termo. Ao mesmo tempo os trabalhadores eram orientados a usar a hashtag nas suas postagens sobre o andamento da campanha. Era uma forma do sindicato conhecer as manifestações da categoria nas redes sociais e a categoria buscar informações do sindicato.
Para verificar o funcionamento entre em uma das redes sociais (Instagram, Twitter ou Facebook) e no campo de busca digite “#soalutategarante” e “enter”. Como resultado aparecerá todas as postagens referentes.
Importante – o Whatsapp, rede social bastante utilizada no Brasil, não utiliza a hashtag como ferramenta para agrupar informações. Mas acho que é só questão de tempo.
Espero que o conteúdo seja útil. Para mais informações ou sugestão de temas a ser tratado use os comentários ou mande uma mensagem pessoal : 71 99181-0903 (whatsapp) ou denis@trampo.blog.br .