
A notícia publicada ontem (18 de junho e atualizada hoje) pode representar um salto de qualidade nas ações das CUTs da região nordeste. Para ler a matéria clique aqui. Ainda que embrionário este momento pode derivar para a influencia do movimento sindical no direcionamento dos investimentos da SUDENE trazendo a perspectiva dos trabalhadores.
Os temas debatidos neste primeiro encontro me parecem pertinentes e tomo a iniciativa de propor mais um : a SUDENE anunciou a disposição de subsidiar a vinda de data centers para a região nordeste. Alguns inclusive estão em vias de implantação em regiões com dificuldades de disponibilidade de água para consumo humano (leia aqui). Por óbvio existem aspectos positivos na atração de data center mas o movimento sindical pode propor contrapartidas para que estas ações contribuam para alguma autonomia do Brasil frente às big techs.
Vamos acompanhar o desdobramento desta inicitiva. Agradeço ao companheiro Chico Carlos, jornalista da CUT Pe que forneceu as infiormações necessárias para esta postagem.