Com a chegada do 20 de novembro o DIEESE publica um infográfico e um estudo sobre a situação do negro no mercado de trabalho. Trata-se de uma “fotografia” do momento, evidenciando as dificuldades encontradas por este público no acesso e progressão no mercado de trabalho. Talvez não seja o melhor momento para avaliar tendências dada as mudanças na condução dos rumos do país mas pode-se observar que a melhoria das condições macro econômicas não implica necessariamente em redução de desigualdades. O que se observa é a sua manutenção.

Por outro lado o estudo cita o compromisso do Governo Lula em preencher 30% dos cargos de confiança com pessoas negras; este compromisso deve ser monitorado por conta das alianças com partidos que não necessariamente se alinham a estas diretrizes.

Cita também a melhoria no ambiente institucional favorecendo as negociações coletivas e por conseguinte a inclusão das pautas raciais nas campanhas salariais. Resta saber se o movimento sindical vai ocupar esta janela de oportunidade.

São questões para reflexão cotidiana. Neste momento vamos nos apropriar destes instrumentos disponibilizados pelo DIEESE para a construção de respostas e ações.