
Em 11 de maio deste 2023 o Governo Federal lançou em Salvador, com a presença do Presidente Lula, a plataforma digital Brasil Participativo que tem por objetivo que tem por objetivo oportunizar a participação da sociedade na apresentação de propostas para a elaboração do PPA (Plano Pluri Anual) do Governo Federal (clique aqui para acessar a plataforma).
A expectativa era (ainda é) de ampla participação dos movimentos sociais organizados tanto na elaboração de propostas como na arregimentação de público para que estas propostas fossem bem votadas, demonstrando assim sua relevância.
Não é o que observamos no campo da Economia Solidária. Até as 15 horas de hoje, 29 de maio, poucas propostas apresentadas, sempre por pessoa física e com baixa votação. A proposta mais votada até o momento ´Apoio e fomento a bancos comunitários e moedas sociais’ com 105 votos e ‘Programa Nacional de Fortalecimento da Economia Solidária’ com 32 votos.
Este espaço está aberto para a divulgação de propostas de organizações ligadas aos movimentos da economia solidária. A plataforma está aberta para votação até o dia 10 de julho e até lá esperamos que campanhas de mobilização sejam construídas e a participação social vá além de um conjunto de palavras de ordem.
Legal você fazer uma machete em pergunta e não ter a resposta.
É como abrir um manual que não sabe dizer como fazer algo.
CurtirCurtir