No dia 8 de julho passado a CUT DF inaugurou um “ponto de apoio” para os trabalhadores por aplicativos no centro da capital federal. Nada mais é que um espaço onde estes trabalhadores podem descansar um pouco entre uma jornada e outra, usar o banheiro ou carregar o aparelho celular. Para quem vive no interior da Bahia e observa como os trabalhadores informais se organizam isto não é novidade: moto taxistas se organizam em espaços similares. A novidade, saudável, é a CUT tomar esta iniciativa.

Esta iniciativa vai ao encontro de uma das necessidades apontadas por estes trabalhadores em pesquisa realizada pela CUT, com apoio da OIT, nas cidades de Recife e Brasília. No resumo executivo (leia logo mais abaixo) estão listadas as conclusões da pesquisa. As necessidades e recomendações vão desde a criação de pontos de apoio até demandas mais complexas como as necessárias adequações na legislação trabalhista e articulação internacional já que quase todas as plataformas operam em escala mundial.

A leitura completa do estudo está no link https://bit.ly/3zpp63d e o resumo executivo logo a seguir.