“Abraço” é um longa metragem ficcional com ares de documentário por contar a jornada de lutas dos trabalhadores da educação pública do estado de Sergipe. Produzido com recursos do SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Sergipe e dirigido por DF Fiuza o filme retrata o embate travado pelos professores e o judiciário sergipano que arguia a constitucionalidade de alguns ítens do plano de carreira dos professores do estado. O ano era 2008 e o governados era Marcelo Deda do Partido dos Trabalhadores que se manteve à distância da tensão argumentando que era um contencioso entre trabalhadores e judiciário não envolvendo portanto o poder executivo.

Por conta do meu passado de dirigente sindical olhei o filme por este prisma, o do ativista. E destaco duas questões que considero relevante:

  • a trama principal se ancora na história de uma professora ativista, mãe e dona de casa, moradora em uma cidade do interior com todas as implicações possíveis : marido possessivo, pouco tempo para cuidar dos filhos, relação tensa com a mãe que no final das contas é quem cuida da retaguarda. Não tenho a menor dúvida que em muitas categorias organizadas as mulheres com este perfil é que fazem com que o movimento sindical exista. Vale salientar que no filme, e no mundo real é bem assim, as mulheres é que fazem o trabalho árduo de convencimento e organização na base;
  • a diversidade de manifestações durante os longos e tensos momentos de espera de resultados de negociações e decisões do judiciário. Recitais de Torquato Neto, cânticos religiosos, canções de Geraldo Vandré e manifestações folclóricas coabitam o mesmo espaço, prendem a atenção de todos e contribuem para a consolidação de uma identidade às vezes de classe social, certamente de categoria profissional.

Enfim, vi o filme como uma homenagem aos ativistas anônimos que fizeram/fazem o cotidiano de lutas dos trabalhadores.

Abraço – a única saída é lutar – encontra-se em cartaz no Glauber Rocha – Espaço Itaú de Cinema e posteriormente estará disponível em plataformas de streaming