As estratégias e ações para a retomada das atividades econômicas nos estado da Bahia foi o tema debatido hoje, 31 de julho, pelos Secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, e do Trabalho, Davidson Magalhães. O evento foi transmitido pelo canal Idéias para Lutar e fez parte do seminário “Bahia: Economia e Trabalho no Contexto de Crise” realizado pela Fundação Maurício Grabois vinculado ao PCdoB.

Credito a importância do evento à apresentação pelo Secretário Walter Pinheiro, coordenador de grupo de trabalho instituído pelo Governador Rui Costa com a finalidade de propor medidas e procedimentos para a retomada das atividades econômicas, do documento “Plano de Retomada Bahia” (pelo menos este foi o nome utilizado na apresentação). Me parece que é a primeira vez em que estas informações são trazidas a público e o plano apresenta-se consistente e subordinado à diretriz fundamental no momento que é a preservação das vidas.

Tendências ? o adensamento das cadeias produtivas na agricultura tentando transformar um estado exportador de commodities em exportador de produtos industrializados ou semi-industrializados. Exemplos citados explicitamente : café, cacau e algodão.

Outro destaque : a presença do capital chinês como parceiro importante neste momento de retração da economia. A ponte Salvador – Itaparica, o Porto Sul e o Monotrilho no subúrbio ferroviário de Salvador tem grande importância não só pelo significado na nossa economia no médio prazo como também pela geração imediata de postos de trabalho.

São minhas impressões iniciais. Assistam o debate e manifestem seus pontos de vista. Este debate é fundamental para o nosso futuro