agenda_prioritaria_lançamentoO Fórum das Centrais, formado pela CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT definiram o dia 10 de agosto como Dia Nacional de Luta e Pralizações. No ato de apresentação da convocação lançaram também a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, documento com 22 propostas para a retomada do desenvolvimento tendo o trabalho como foco.

O documento (leia aqui) traz logo no início a proposta de criação de frentes de trabalho, principalmente para a população mais jovem que é a maior fatia dos 28 milhões de brasileiros desempregados e subocupados. Trata-se de uma medida emergencial uma vez que as medidas clássicas de geração de trabalho e renda demandam algum tempo para se tornarem factíveis.

As centrais propõem também um conjunto de medidas de amparo ao trabalhador desempregado tais como a ampliação da quantidade de parcelas do seguro desemprego e a concessão de vale-transporte medida esta essencial para que o desempregado possa buscar por novas oportunidades.

Outras medidas como a revogação da PEC do Corte de Gastos e a adoção de uma reforma tributária progressiva constam do documento e merecem, a meu ver, uma defesa mais firme por parte do movimento sindical.

Imagino que por conta da pluralidade das centrais signatárias o documento não dá a ênfase necessária à agricultura familiar e à necessidade de revogação da reforma trabalhista.

E você, o que acha do documento ? Leia e deixe suas impressões no campo de comentários.