reforma_tributária_solidária_banner_faceO projeto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil” foi lançada no dia 25 de abril no Congresso Nacional. É uma iniciativa da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e tem como objetivo produzir subsídios para um debate amplo sobre o assunto.

O manifesto de lançamento do projeto encontra-se disponível no site mas pode ser acessado diretamente clicando aqui. E pretende lançar duas publicações (A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas e A Reforma Tributária Necessária: Propostas para o Debate) nos meses de junho e agosto, respectivamente.

O projeto tem a coordenação técnica da Plataforma Política Social (leia o que já foi produzido clicando aqui) e o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil (FES), do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), do Instituto de Justiça Fiscal (IJF) e da Oxfam.

E nós com isso ? – é crescente o número de boas iniciativas para repensar o Brasil na perspectiva da redução das desigualdades. Mas que não ganham a devida repercussão e influência social ou pela quantidade de ações em curso ou pelo pouco interesse que algumas questões despertam nos movimentos sociais embora afetem diretamente as suas bases sociais.

Fui no site do SINDSEFAZ pensando em fazer contato para verificar o engajamento possível da entidade e descubro que tem uma atividade prevista por este sindicato em Salvador no dia 25 de maio (veja programação aqui).

Vamos chegar lá então.