
O título do post me motivou a me deslocar até o PAF 1 para assistir a palestra do Antonio Coelho, ativista do movimento de software livre, economia solidária e soberania digital. A atividade é parte da programação do Circuito Livre (veja programação aqui) e é promovida por instituições e programas de extensão da UFba e IFBa e organizações de software livre. Me chama a atenção o programa Onda Digital, da UFBa, que será objeto de postagem neste blog em breve.
O público presente era formado por alunos da graduação em Ciência da Computação da UFBa e a abordagem adotada dialoga com as questões que o movimento vem debatendo, ainda que precariamente: qual o impacto, não apenas, quantitativo das IAs no mercado de trabalho mas como estes ganhos de produtividade serão apropriados socialmente. O palestrante problematizou também o controle sobre as infraestruturas digitais sobre controle crescente das big techs o que dificulta iniciativas populares.
Enfim, um debate animador que merece transbordar os muros da universidade. Em breve espero publicar aqui o texto do Antonio Coelho. Vamos acompanhar os próximos passos da programação e conhecer melhor o Onda Digital.