
Fui atropelado pela agenda do meu trabalho na Secretaria do Planejamento do Governo da Bahia e volto às publicações deste blog. Trazendo. ainda que tardiamente, a pauta racial através de publicações do DIEESE.
Mulheres negras e o mundo do trabalho
“Mulheres negras acumulam funções e discriminação no trabalho” título do Boletim Especial alusivo ao 20 de novembro dá a idéia do que chama a atenção do DIEESE. Se temos diferenças de renda por conta da cor da pele esta diferença é maior para as mulheres negras.
Leia o Boletim clicando aqui ou no arquivo abaixo :
E como anda a situação nos estados ?
Infográfico com o quadro em todos os estados do país num infográfico de fácil leitura. Clica aqui ou lê no arquivo abaixo.
E o local de trabalho ?
O companheiro Almerico Lima, ex presidente da CUT e prestes a ganhar o título de editor de pauta deste blog me traz uma matéria que merece destaque : o local de trabalho como espaço de discriminação racial. Leia aqui.
https://ibi.ong.br/noticia/210918/ambiente-de-trabalho-concentra-30-dos-casos-de-racismo-no-pais
Como o ambiente de trabalho é um espaço institucional, quase sempre, cabe ação do movimento sindical via acordo coletivo. Para tal também o DIEESE oferece um compilado de boas práticas sindicais que podem/devem funcionar como referência. Leia aqui ou abaixo :