Via de regra os textos disponíveis sobre agricultura familiar veiculados na imprensa sindical dizem respeito ao acesso às políticas públicas para esta atividade econômica ou às insuficiências destas.

Recentemente o site “A Terra é Redonda” publicou uma série de textos do Jean Marc von der Weid, fundador da ong ASTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, onde o tema é abordado em outra perspectiva. No último texto de uma sequência de quatro o foco está na logísitca para a produção de alimentos ultra processados cujos ítens básicos “viajam” longamente nas várias etapas do processo produtivo. E como os custos de transporte tendem a subir por conta da necessidade de uma economia de baixo carbono a consequência direta será a elevação dos preços destes alimentos.

O que oferece uma oportunidade para agricultores familiares que organizem circuitos de curta distância entre a produção e o consumo.

A se confirmar esta tese me parece que um papel do movimento sindical da agricultura familiar seria justamente organizar este circuito através de uma aliança com o movimento sindical urbano cuja base social compreende este mercado consumidor. E uma aliança também com os movimentos sociais organizados a exemplo de associações de bairro ou movimentos por moradia digna.

E o que pensa o movimento sindical da agricultura familiar ? Enquanto vamos em busca de opiniões deste segmento leia o quarto texto do Jean Marc clicando aqui. No corpo do texto voce encontra o link para os três textos originais.