Participei ontem de atividade virtual com “influenciadores” digitais que apoiam Lula. Não gosto muito do termo mas não é o momento para discussões semânticas. Vamos ao que interessa, algumas orientações que me paracem relevantes:

A sinalização do comando da campanha é que teremos uma enxurrada de fake news, factóides, desinformação, enfim todo tipo de golpe baixo e jogo sujo nesta reta final. Então é muito importante não baixar a guarda bem como não aceitar provocações . O adversário vai tentar criar motivos para questionar juridicamente o resultado das eleições.

A partir da sexta, 28, a propaganda eleitoral está proibida bem como o impulsionamento de redes sociais. Nestes dias a militância deve estar atenta para ocupar as redes acompanhando as movimentações do adversário como também apresentando as propostas da candidatura Lula, principalmente na área econômica. O bolsonarismo não tem propostas para a crise econômica e tenta esconder atrás da pauta de costumes.

As pesquisas qualitativas apontam para a pouca disposição de mudança de voto por parte de quem já se decidiu. O foco deve ser os indecisos e o convencimento daqueles que não foram votar no primeiro turno. Todo cuidado para não hostilizar os indecisos nem adjetiva-los negativamente.

Vamos ficar de olho na gratuidade do transporte coletivo. Para muitos brasileiros a despesa com transporte no dia das eleições pesa no orçamento. Vamos pressionar as prefeituras a para que o transporte coletivo seja gratuito neste domingo. Acione seu deputado ou vereador para que ele se envolva também nesta tarefa.

Dia 28 é o último e decisivo debate. Nesta dia vamos ocupar as redes antes, durante e depois do debate. Muito eleitor indeciso se define nem sempre com base no debate em si mas nas versões apresentadas e na narrativa vencedora. Não temos robôs para tal mas faremos um esforço militante. Peças para divulgação serão produzidas, textos prontos para quem usa Twitter, cards ao longo do debate e trechos de vídeo do próprio debate.

Para todas estas missões teremos material produzido. O meio principal de difusão é o Whatsapp. Então se liga nos grupos em que vc está participando. E se não estiver em nenhum grupo manda um zap para meu número 71 991810903 que o material chega até voce.