A Fundação Perseu Abramo promoveu nesta quarta, 16 de junho, debate sobre as iniciativas em curso no Brasil e no mundo de organização de plataformas digitais comandadas pelos trabalhadores. Mediado por Jorge Bitar, quadro histórico do Partido dos Trabalhadores, o debate contou com a presença de dois acadêmicos que não ficam só nas atividades investigativas e tentam articular e contribuir para a construção de alternativas : Rafael Grohmann da UNISINOS e Vítor Filgueiras da Escola de Economia da UFBA.
Este tema ganhou visibilidade no Brasil a partir da publicação em meio digital do livro “Cooperativismo de Plataforma”, autoria de Trebor Scholz e disponível para download aqui.
A fala do Rafael Grohmann abordou brevemente iniciativas em curso no mundo, basicamente na Europa, anunciou para os próximos meses o lançamento do Observatório do Trabalho em Plataformas e recomendou a leitura do seu livro “Os laboratórios do trabalho digital : entrevistas” . O livro encontra-se à venda no site da Editora Boitempo mas quem desejar ajudar financeiramente este blog pode compra-lo clicando em https://amzn.to/3wHoC4G.
Já o professor Vítor Filgueiras centrou a sua fala na apresentação de plataforma que está em desenvolvimento pela UFBa em parceria com o Ministério Público do Trabalho de apoio a segmentos do trabalho autônomo. Uma experiência piloto deve entrar em funcionamento ainda este ano e os parâmetros de funcionamento desta plataforma é construído em conjunto com os trabalhadores envolvidos. A plataforma é construída em código aberto e pode ser replicada para grupos de trabalhadores interessados.