Nas minhas navegações aleatórias pelo mundo virtual encontro iniciativas pouco usuais, algumas no campo democrático e popular. Uma delas é o LeftBank, uma fintech e operadora de telefonia móvel que se reivindica de esquerda. Um dos seus motes é “um banco sem banqueiros”.

Observando a carteira de produtos ofertados me pareceu bastante similar às fintechs em evidência no mercado tipo Nubank ou Neon, por exemplo. Não percebi a existência de produtos financeiros específicos. Ma parece que o caráter popular da iniciativa está mais ligado à inexistência de exigências cadastrais para aquisição de cartão de crédito ou abertura de conta corrente.
De qualquer maneira vale a pena acompanhar a iniciativa para entender a estratégia no seu conjunto. Uma vez consolidado o empreendimento poderá ampliar a oferta de crédito produtivo para empreendedores populares, por exemplo.
Até onde obtive informações o LeftBank foi objeto de matéria no Estadão. Leia clicando aqui http://bit.ly/Leftbank-Estadao; ou neste outro link https://outline.com/Z5ab8W