Retornando de breves férias recebo mensagem do amigo e contemporâneo de movimento sindical Almerico Lima com link para texto do UOL sobre a movimentação para a criação de sindicato de trabalhadores da toda poderosa Amazon na cidade de Bessemer, Alabama nos EUA (leia aqui).
O texto ajuda a desmontar o juízo de que sindicatos não são formas de organização adequadas para estes novos arranjos produtivos baseados no uso intensivo de tecnologia. E denuncia as manobras da Amazon, uma das empresas que mais lucrou com a pandemia para evitar que os trabalhadores se organizem.
Em todo o mundo os trabalhadores se organizam
Entidades de representação dos trabalhadores, ONGs, entidades ambientalistas e grupos de pesquisas de universidades ao redor do mundo articulam-se na plataforma Make Amazon Pay com objetivos diversos: apoiar a organização de sindicatos, subsidiar a ação sindical, articular ação parlamentar na perspectiva de criar e pressionar os governos para que tributem de forma adequada a multinacional.
No site encontramos também uma carta enviada a Jeff Bezos, o todo poderoso dono da Amazon, cobrando o passivo que a empresa tem com os trabalhadores e com o meio ambiente. A carta é assinada por 401 parlamentares de vários países. Do Brasil assinam 10 deputados do PSOL e 3 do PT. A relação completa também está disponível no site.
Siga a hashtag #makeamazonpay
Nas demais redes sociais siga a hashtag #makeamazonpay para acompanhar as várias ações e iniciativas para além das ações da plataforma. E caso tenha alguma notícia sobre o tema mande para denis@trampo.blog.br que teremos o maior prazer em divulgar
Parabéns pela iniciativa Denis!!!!!
CurtirCurtir
obrigado pelo apoio Niro, dentro do possível vamos mantendo este blog
CurtirCurtir
Juntar-se, esta é a palavra do mundo!! (José Martí), unidade, classe trabalhadora em luta!! Bravo!
CurtirCurtir
exato Ana, cada vez mais esta unidade se faz necessária; vamos tentar acompanhar estas movimentações
CurtirCurtir