Considerações sobre debate promovido pela LBS Advogados

Recomendo a audiência do debate promovido pela LBS Advogados sobre a saída da Ford do Brasil e a crise do setor automotivo. A atividade teve o apoio da CNM-CUT e do Instituto Lavoro.

O que me chamou a atenção :

  • na fala do Valter Sanches a explicação sobre a estratégia da FORD, seus eventuais erros e acertos e as prováveis razões para a saída do Brasil e manutenção das plantas na Argentina e Uruguai : a ausência de uma política industrial, a descrença na capacidade de recuperação da economia brasileira no curto prazo e o clima ultra liberal da nossa economia que torna mais interessante importar que produzir aqui. Ou seja: não se trata de Custo Brasil e sim Custo Bolsonaro;
  • a provocação de Paulo Cayres, CNM CUT, para que os trabalhadores ocupem a planta da FORD em Camaçari e para que o Governador Rui Costa tome iniciativas jurídicas para a posse da planta uma vez que os benefícios fiscais se estendem até o ano de 2025 e a FORD não honrou estes compromissos.

Provavelmente quando este post for publicado os trabalhadores da planta de Camaçari já terão deliberado sobre as próximas iniciativas. Mas vale assistir este dabate para construir opinião com fundamento.

E aguardo suas considerações no campo de comentários deste post.