A fragilidade dos vínculos empregatícios do mercado de trabalho brasileiro dificulta a construção de identidade entre os trabalhadores e fragiliza o conceito de “categoria”. Esta pulverização foi agravada pela reforma trabalhista principalmente com a formalização do “trabalho intermitente” e ampliada pela pandemia.
Esta pulverização e a necessidade de distanciamento social obriga os sindicatos a buscarem novas formas de diálogo com sua base social. A utilização de formulários eletrônicos é uma saída simples e barata para pesquisas e enquetes. A presentamos três alternativas disponíveis com versões gratuitas que dão conta das necessidades dos sindicatos.
1 – Google Forms – a ferramenta do onipresente Google foi lançada depois que outras alternativas desbravaram o mercado mas consolidou-se pela forma simples e intuitiva de uso. Progressivamente incorpora novas funções e hoje domina o mercado de formulários mais simples.
Como usar ? ====> clique aqui
2 – Typeform – preferido das aplicações profissionais e bastante utilizado em pesquisa de satisfação de cliente. Permite a criação de formulários bem estruturados e aparência mais elegante. Em inglês porém intuitivo
Como usar ? ====> clique aqui
3 – SurveyMonkey – pioneiro neste segmento provavelmente é o serviço que oferece mais funcionalidades na sua versão gratuita. Por outro lado esta variedade torna o serviço pouco intuitivo para os iniciantes.
Como usar ? ====> clique aqui
Se voce já usa estes aplicativos, qual o ser preferido ?
E se usa outro serviço, conte pra gente a sua experiência