Quero crer que todos nós já escutamos o termo podcast. Principalmente depois que o Fantástico apresentou uma extensa reportagem sobre os podcasts da Rede Globo.

Para eventuais desavisados, podcast é uma espécie de programa de rádio veiculado na internet através de serviços de streaming. Algo próximo de uma Netflix para programas de rádio. Via de regra cada podcast é voltado para um tema específico tendo episódios regulares e podem trazer entrevistas, comentários, debates ou um pouco de cada um.

A popularização dos podcasts tem muito a ver com o tempo gasto nos centros urbanos com os deslocamentos entre casa, trabalho e lazer. Uns passam o tempo ouvindo música, outros vendo vídeos e agora pode-se acompanhar um acalorado debate sobre questões cotidianas ou a resenha do bestseller do momento.

A partir desta semana este blog terá uma sessão para sugerir podcast sobre trabalho, sindicalismo e/ou economia solidária. Ou episódios específicos referentes a este tema.

O que é o caso desta semana onde recomendamos é o Guilhotina produzido pela equipe do jornal mensal Le Monde Diplomatique Brasil. O episódio sugerido é o penúltimo, #55, onde a juiza do trabalho Patrícia Maeda é entrevistada sobre os impactos dos contratos de trabalho intermitente (contrato zero hora).

Para acessar este podcast através deste blog clique aqui. Se você usa algum aplicativo de música (Spotify ou Deezer, por exemplo) é só fazer uma busca em podcast Guilhotina que você chega lá.

Boa audição. E se o seu sindicato tem um podcast ou se você conhece um sobre sindicalismo manda o contato que temos interesse em divulga-lo.

E em breve este blog também terá o seu podcast.