centelha_bahia (1)Me veio a necessidade de fazer a pergunta do título a mim mesmo e a quem porventura leia este texto quando me deparei com a convocatória para esta atividade em alguma rede social.

Inovação, empreendedorismo e ecossistema de inovação são palavras que retomam a atualidade sempre que a crise do emprego se manifesta. Se bem que agora a crise não é só do emprego: os poucos ocupados estão na informalidade e com baixa remuneração. Sé que estas palavras estão sempre associadas ao uso de tecnologias de ponta nem sempre ao alcance dos mais pobres que são aqueles que mais sentem os efeitos desta e de todas as crises.

Nem sempre estes editais, os seus critérios e o seu corpo de avaliadores entendem como inovação as soluções adotadas pelos mais pobres, via de regra carregadas de criatividade, para viabilizar a sua existência. E que replicadas podem ter efeito multiplicador já que invariavelmente são de baixo investimento financeiro e são direcionadas a um público de baixo poder aquisitivo.

Mesmo existindo a disposição dos responsáveis pelos editais de atingir o público ao qual me refiro existe uma dificuldade adicional que é a estratégia de circulação destes, sempre restrita aos círculos de pessoas de maior renda e escolaridade.

Espero com a provocação do título chamar a atenção para a questão da seletividade destes editais. E torcer para que audiências públicas desta natureza aconteçam em bairros populares e outros espaços de sociabilidade da população empobrecida.

E caso deseje ajudar na popularização destes editais é só clicar aqui.