Lançada no Fórum Social Mundial 2018, a primeira etapa da campanha Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais encerra-se neste 28 de abril. O objetivo da campanha, iniciativa da Coalizão Anti-austeridade, é mobilizar a sociedade para a revogação da Emenda Constitucional 95 que congela, e na prática reduz, os gastos com políticas sociais. Como consequência já observamos as tentativas de desmanche dos IFs, ataques ao SUS e iniciativas de venda de ativos (empresas estatais ou parte delas).
Esta primeira etapa consiste na realização de reuniões ou rodas de conversas em sindicatos, associações de moradores, locais de moradia e aglomerações outras para a divulgação dos impactos destas medidas de austeridade econômica já que os meios de comunicação constroem a ideia de que os governos gastam mal e portanto devem reduzir seus gastos omitindo o impacto destas medidas na vida das populações empobrecidas.
Apesar de várias entidades e organizações de peso social terem se comprometido com a campanha, não observo aqui na Bahia a realização das ações propostas. Mas como entendo que o dia 28 de abril é uma referência deixo a sugestão que as rodas de conversa aconteçam onde for possível.
Para animar a iniciativa acesse : http://direitosvalemmais.org.br/
E assista os vídeos :