
Por assinar uma infinidade de newsletter (uma boa pauta para uma postagem, um diretório de newsletters que gosto) me chegam assuntos e matérias interessantes. Como esta reportagem sobre o crescente envelhecimento do público trabalhador na “gig economy” ou economia dos “bicos” em português corrente. A matéria é publicada no site Rest of World, que pode ser acessado aqui. Abaixo. numa tradução do Google Tradutor, a missão da publicação:
Rest of World é uma publicação sem fins lucrativos que desafia as expectativas sobre quais experiências com tecnologia são importantes. Ligamos os pontos num mundo digital em rápida evolução, através de relatórios no terreno em locais normalmente ignorados e subestimados.
Lendo a reportagem percebo que mais diz sobre a falência da rede mundial de proteção social que sobre uma mudança de perfil etário do trabalhador da economia dos “bicos”. Mas aponta claramente para a possibilidade desta mudança por conta da diminuição do público beneficiário de políticas de proteção social. O que obriga a quem está de fora a trabalhar até o fim dos tempoe.
Leia a matéria, também traduzida pelo Google Tradutor, aqui
https://pt.slideshare.net/slideshow/envelhecimento-dos-trabalhadores-precarios/269399861
Ou no original : https://restofworld.org/2024/aging-global-gig-workers/