
40 anos após o lançamento do disco (sim, haviam discos na época) Mais Podres do que Nunca a banda punk Garotos Podres volta à cena não para comemorar mas para responder a inquérito policial com a acusação de que a música que dá título a este post atenta contra símbolos cristãos e incita a violência.
Trata-se de um caso óbvio de tentativa de censura por parte do aparelho de Estado uma vez que o inquérito foi instalado, trechos de shows e letras de músicas analisadas e oitivas aconteceram de forma virtual. O absurdo da denúncia deveria motivar o imediato arquivamento do inquérito; o seu progresso denota a concordância da autoridade respnsável com o teor desta.
Estamos em dias de comemorações natalinas e de encerramento de mais um ano. Vamos comemorar de acordo com as crenças de cada um mas todos atentos com esta tentativa de censura. Significa que a serpente do fascismo e do autoritarismo continua a chocar seus ovos. A prisão de Bolsonaro e demais envolvidos na tentativa de golpe no 8 de janeiro de 2023 estão condenados e alguns presos mas a extrema direita continua em plena atividade.
Então é um olho na festa e outro na defesa da democracia. Este blog entra em recesso retornando no dia 5 de janeiro. Aproveite para ouvir Papai Noel Velho Batuta e outras bandas do movimento punk. Tiveram a sua importancia no combate ao autoritarismo no final da ditadura militar.