
Os ataques de Donald Trump à economia brasileira trouxeram ao nosso cotidiano um tema esquecido ou pelo menos secundarizado : a soberania nacional. E a firme defesa desta soberania foi um dos pilares da retomada da iniciativa política pelo Governo Lula.
Esta “soberania” traz um novo componente : o colonialismo digital. O seu conceito, produzido pela IA do Google está registrado na imagem no topo deste post e vou repeti-lo abaixo :
“O colonialismo digital é um processo contemporâneo de dominação e exploração de países, principalmente do Sul Global, por nações ricas e suas gigantes de tecnologia (as “big techs”), que controlam a infraestrutura, os fluxos econômicos e os dados gerados globalmente. Ele funciona através de vários mecanismos de dependência tecnológica e econômica. “
A busca do conceito via Google traz um exemplo bem claro do que é o “colonialismo digital”. A IA do Google constroi este conceito a partir da pesquisa em vários sites, compila o que encontra de forma razoável e publica sem citar as fontes. E com isso e sem pagar nada o Google se apropria do conhecimento gerado por outros e mantém o tráfego no próprio buscador. O muito que faz é numa coluna no lado direito da página ele mostra os links de onde ele compilou estas informações.
Trata-se de um exemplo claro de pilhagem de dados; algo semelhante à pilhagem do ouro, cana de açúcar e outros itens que nos foram subtraídos pelos colonizadores portugueses. Soma-se a esta pilhagem de dados (ou extrativismo de dados) outra pilhagem : a pilhagem ambiental. Isto porque esta estrutura de pilhagem de dados funciona à base da data centers que nada mais é que um complexo de super computadores funcinando em conjunto que demandam quantidades absurdas de energia elétrica e água para o seu funcionamento ininterrupto e refrigeração destes equipamentos. E o Brasil cada mais é o país escolhido pelas big techs para a instalação destas estruturas.
Bem…me parece que temos algumas razões para debater esta questão. Como enfrentar e alternativas possíveis estão presentes nos links abaixo….que remetem aos textos que o Google IA utilizou para mostrar o conceito utilizado acima:
Colonialismo digital: a nova fronteira da dependência latino-americana – https://diplomatique.org.br/colonialismo-digital/
Inteligência artificial e desigualdade social: o impacto do colonialismo digital nas políticas públicas – https://revista.internetlab.org.br/inteligencia-artificial-e-desigualdade-social-o-impacto-do-colonialismo-digital-nas-politicas-publicas/#:~:text=O%20colonialismo%20digital%20tamb%C3%A9m%20cria%20din%C3%A2micas%20de,tecnologias%20e%20servi%C3%A7os%20oferecidos%20por%20essas%20corpora%C3%A7%C3%B5es.
Brasil tem estrutura digital colonizada, alerta sociólogo – https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/brasil-tem-estrutura-digital-colonizada-alerta-sociologo#:~:text=O%20colonialismo%20digital%20%C3%A9%20a%20capacidade%20dos,define%20o%20soci%C3%B3logo%20S%C3%A9rgio%20Amadeu%20da%20Silveira.