
Em tempos de Plebiscito Popular (mobilização ainda tímida aqui na Bahia) e debates sobre redução de jornada e escala de trabalho é saudável a existência de debates públicos sobre o tema.
No dia 9 de junho a Comissão de Assunto Sociais do Senado Federal promoveu audiência pública sobre a redução da jornada de trabalho por iniciativa do Senador Paulo Paim, PT – RS. Trago aqui a participação da Adriana Marcolino, Supervisora Técnica do DIEESE. Fala suscinta ressaltando :
- o papel da reforma trabalhista de patrocinada por Michael Temer quando ocupou a presidência após a deposição de Dilma Roussef que desregulamentou as relações de trabalho com consequências danosas para os trabalhadores tanto na duração das jornadas de trabalho bem como na organização do tempo livre;
- a desresponsabilização de governo e empresários no que diz respeito ao necessário incremento de produtividade do trabalho; como se fosse responsabilidade única dos trabalhadores;
- a adoção de jornadas de trabalho menos cansativas em países com a economia mais frágil que o Brasil
Estes elementos devem ser de domínio de todos os ativistas do mundo do trabalho para que tenhamos elementos de convicção no debate público necessário para a mobilização da sociedade para presssionar nossos congressistas.
Fico na expectativa de que debates como estes tomemconta da agenda da sociedade brasileira.
A seguir a reprodução da intervenção da Adriana, em vídeo no YouTube ou em arquivo de áudio que pode ser ouvidos diretamente neste post como off line após download.