No meio do carnaval publiquei um post falando da dívida do movimento sindical para com Edson Gomes (leia aqui). Foi o post deste blog que mais gerou reações: os sindicalistas baianos com reações favoráveis e os que não vivenciaram o cotidiano do movimento sindical no final do século passado questionando as opções ideológicas do compositor. Almerico Lima apresentou uma ponderação que vale salientar : reconheceu a importancia da música de Edson Gomes para o movimento sindical baiano mas ponderou sobre a pwrtinência de homenagens ou que tais.

Mas o que motiva a postagem que está sendo lida foi uma lembrança enviada em tom cordial pelo companheiro Kuka Matos e que merece registro e resgate : o trabalho do Coletivo Gueto Poético. Reproduzo aqui texto enviado pelo Kuka e que bem traduz a trajetória do Gueto Poético. E reafirmo o texto por ser testemunha das atividades. Que ajudavam as ações dos sindicatos a se tornarem mais leves como também levavam a mensagem ao cidadão comum nem sempre acostumado ao dialeto do movimento sindical.

O Gueto Poético se apresentou nas reuniões, assembleias, atos, manifestações, greves, campanhas salarias, blocos de Carnaval (sim alguns sindicatos tinham Bloco de Carnaval. Hoje não tem mais nenhum), congressos, seminários, caminhadas e outras atividades do movimento, se apresentando em portas de fábricas, empresas e hospitais, feiras, trios elétricos, carrocerias de caminhões, palanques, palcos, teatros, associações, escolas, e principalmente, nas ruas e praças em Salvador e diversos municípios baianos.

O grupo se apresentava nas madrugadas e com o dia amanhecendo nas greves de trabalhadores/as do Polo Petroquímica e da Petrobrás.
Muitas vezes os artistas do grupo presenciaram e/ou participaram ao lado dos trabalhadores/as de confronto com a polícia da época que tentava impedir as manifestações e reprimiam os/as trabalhadores/as.

Um grupo que colocou sua arte a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras durante décadas e que mantém a coerência e compromisso com a luta, apesar de ter reduzida a sua atuação nos últimos anos (assim como o movimento sindical baiano. rsrs).”

Para não ficarmos só no resgistro vamos nos empenhar para que o Gueto Poético tenha participação no próximo 1 de maio.