Se quiser ser encontrado pelos aplicativos de inteligencia artificial os sindicatos deverão dar mais ênfase à atualização dos seus sites. Tratá-los como repositório de dados e documentos importantes para serem “encontrados” por buscadores e e aplicativos de inteligência artificial.

E onde entra o 8 de março neste estória ? vamos lá então : resolvi fazer uma pesquisa via ChatGPT e DeepSeek sobre cláusulas de acordo ou convenção coletiva que assegurem e/ou ampliem os direitos da mulher trabalhadora. As perguntas precisaram ser aprimoradas para obter respostas limitadas ao estado da Bahia mes por alguma imprecisão o ChatGPT trouxe alguns resultados de outros estados.

Mas o que me chamou a atenção e logo percebi que era o óbvio: as buscas foram feitas nos sites de sindicatos. E com o crescimento de importancia das redes sociais muitos sindicatos privilegiam as redes, negligenciando o conteúdo dos sites ou portais. Por consequencia ficam fora do radar dos mecanismos de buscas. E em certa medida os aplicativos de inteligencia artificial não mecanismos de busca mais sofisticados e correlacionam algumas informações.

Fica então a sugestão : manter a presença nas redes para interagir com a base social e a sociedade como um todo mas manter os sites e portais como repositório de dados que sejam do interesse coletivo.

Por fim….. o que me responderam os apps de IA….ver nos links abaixo

ChatGPT https://docs.google.com/document/d/1mBzwUmOcxViXwR4CuQVoZ9JAIAc8PHJIgNfg7R4k3SE/edit?usp=sharing

Deep Seek https://docs.google.com/document/d/1evjNFvk3WxqUh1Da_92_Np14rz4bCtPqlEWzWUrOQGM/edit?usp=sharing