
No final da manhã deste sábado, 16 de novembro, uma plenária de movimentos sociais participantes do G20 Social aprovou sua declaração final que foi entregue ao Presidente Lula da Silva em solenidade no início da tarde. Por sua vez Lula levará as demandas do documento para análise pelos dirigentes máximos dos países que formam o G20.
Elaborado ao longo do último ano o documento não traz muitas novidades para quem acompanhou os debates (leia o que publicamos aqui). Pessoalmente não tinha conhecimento da proposta incluída no documento de criação de um Fundo Floresta Tropical para Sempre (entenda o que é clicando aqui).
A taxação de grandes fortunas já está sendo debatida entre alguns países, Brasil à frente, mas nos últimos dias sofreu um revés com a intenção de Javier Milei, presidente argentino, de encaminhar contra a proposta na reunião de líderes do G20. Vale salientar que esta posição de Milei foi publicizada após reunião do mesmo com Donald Trump, presidente recém eleito dos EUA.
Por falar em taxação de grandes fortunas veja como se posicionam os deputados federais baiano clicando aqui. E leia a seguir o teor da Declaração Final do G20 Social.