A primeira ação nas redes sociais da deputada Samia Bonfim (PSOL-SP) foi a senha para uma campanha de massas que se proliferou nas redes e de lá para as ruas contra o PL do Aborto. Uso o termo “PL do Aborto” por entender que ao usar um termo contundente, que talvez não expressasse o teor do projeto, o cidadão médio entendeu do que se tratava e abraçou a campanha. Da mesma forma que ao chamar os deputados (e, deputadas, infelizmente) de “bancada do estupro” criou o constrangimento para estes causando o silêncio de muitos deles e evitando adesões parlamentares.

Bem…. Lula está em guerra com Campos Neto, presidente do Banco Central, por conta da manutenção da taxa de juros em níveis elevados. E por ser o presidente do Banco Central que mais politizou a gestão embora tenha sido o primeiro eleito com o mote de autonomia e isenção. Chegando ao ponto de se colocar à disposição do “novo bolsonarismo” de ser o Ministro da Fazenda de um possível presidente deste campo, no caso o Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Bem ao contrário do que prega o mercado financeiro e a extrema direita brasileira.

Com o apoio da imprensa tradicional tentam organizar o cerco ao governo Lula. Embora toda a direção do Banco Central tenha revertido a tendência de queda dos juros como bem desejou o mercado financeiro, continuaram com as matérias tendenciosas e provocaram o aumento artificial do dólar no dia de ontem, quinta feira.

Necessário então uma reação. Não esperemos uma reação no Congresso ou do próprio governo por conta dos cuidados com a governabilidade. Esta reação tem que vir de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa e organizações populares que tenham esta mesma preocupação. E colocar a denúncia do boicote de Campos Neto às políticas distributivas do governo Lula nas redes e nas ruas.

Não levo muita fé na efetividade de abaixo assinado online. Mas é uma ferramenta de agitação que não deve ser desprezada. Vários estão em curso. Deixo a sugestão de um destes. E fico na expectativa de que o movimento sindical e os movimentos da economia popular e solidária repercutam nos seus veículos de comunicação. Na expectativa de que se crie uma vigorosa cdampanha para, no mínimo, por freio às iniciativas do mercado financeiro.

Conte com este blog para divulgar a sua iniciativa. Deixe mensagem nos comentários ou pelo email denis@trampo.blog.br .

E não esqueça da hashtag #foracamposneto