
Circunscrito às redes socias, prinicpalmente ao Tik Tok o Movimento Vat ganhou publicidade a partir de publicação de matéria no TAB, suplemento de tecnologia do portal UOL. Não vou colocar o link aqui pois só está disponível para assinantes. Mas deixo o link de artigo do IHU da Unisinos que é bem semelhante ao publicado no TAB : https://www.ihu.unisinos.br/635741-movimento-pela-vida-alem-do-trabalho-viraliza-nas-redes-sociais .
Então…..trata-se da iniciativa de um cidadão, Rick Azevedo, que revoltado com a sobrecarga de trabalho proporcionada pela escala 6X1 (comum no comércio) publicou um desabafo no seu perfil pessoal Tik Tok e este vídeo viralizou. O público que engajou era justamente de trabalhadores penalizados por esta escala de trabalho.
A partir daí o movimento ganhou corpo, criou uma perição online para que o Congresso Nacional altere a legislação e que já conta com mais de 500.000 assinaturas e tem vários núcleos funcionando pelo Brasil. Inclusive tem um núcleo aqui na Bahia com panfletagem marcada para amanhã, 13/10 às 15 horas na Estação Rodoviária.
Cabe salientar que o crescimento do movimento deu-se sem aproximação com os movimentos sociais tradiconais. Agora que a mídia tradicional está dando espaço vamos observar os desdobramentos.
Enquanto isso conheça o movimento através dos seus perfis nas redes sociais, divulgue suas ações nos seus perfis e suba as hashtags #movimentovat e #fimdaescala6X1 :