A CSI apoia o número crescente de grupos sindicais, ambientais, anti-racismo, de direitos de dados e de tributação progressiva que trabalham para responsabilizar a Amazon, a sexta maior empresa do mundo, pela sua estratégia de exploração e destruição para maximizar os seus benefícios, com um enorme custo social e ambiental para os trabalhadores, as suas comunidades e sociedades.

O movimento “ Make Amazon Pay ” , que é apoiado por centenas de autoridades eleitas em todo o mundo e está a receber um apoio crescente, é co-coordenado pela UNI Global Union e pela Progressive International.

Sindicatos, políticos e outros grupos interessados ​​reuniram-se numa cimeira organizada pelo movimento em Manchester, no Reino Unido, nos dias 27 e 28 de outubro, para investigar as violações sistemáticas dos direitos laborais internacionalmente reconhecidos por parte do gigante do retalho e dos dados, o seu péssimo registo ambiental, o seu comportamento anti- comportamento competitivo e seus esquemas para minimizar o pagamento de impostos.

Em novembro, diversas ações coletivas e protestos serão realizados em torno da Black Friday da Amazon (24 de novembro), que se somam às 135 greves e protestos ocorridos em 35 países em 2022.

“A Amazon deve pagar aos seus trabalhadores salários dignos e reconhecer as suas obrigações para com todos os seus trabalhadores. Deve pagar para tornar as suas operações seguras e acabar com as suas práticas ambientais destrutivas. “Tens de pagar os teus impostos e acabar com as práticas desonestas que implementas para evitares contribuir para a infraestrutura do setor público, da qual dependes totalmente.”

“A Amazon não deveria mais poder receber subsídios de governos, e as autoridades de concorrência devem ter coragem e acabar com as práticas anticompetitivas da empresa. Por esta razão, os afiliados da CSI em todo o mundo apoiam esta campanha. Juntos faremos com que a Amazon pague”, disse o secretário-geral da CSI, Luc Triangle.

Os lucros da Amazon triplicaram no último trimestre e a sua receita atingiu 143,1 mil milhões de dólares. A empresa controla cerca de um terço da infraestrutura mundial de computação em nuvem.

Publicado originalmente em https://www.ituc-csi.org/La-CSI-apoya-el-movimiento-Hagamos-que-Amazon-pague?lang=es&msdynttrid=xGu4DrnLKXwCJytlLQe9jAcabO2HdWTB7LnkvgjvhNI