
O título ficou longo mas optei por ressaltar que esta nova rede social é mais uma do grupo Meta do Mark Zuckerberg, o todo poderoso dono do Instagram, Facebook e Whatsapp. Trata-se então de mais uma etapa pela disputa de hegemonia no mercado da internet e que vai além do dinheiro: significa também poder político.
E nesta disputa o Zuckerberg quer “tirar de tempo” o bilionário Elon Musk que tentou entrar na briga quando comprou o Twitter que é o canal preferido de governantes, políticos, empresários, … Personalidade das artes, esportes e entretenimento vem aos poucos migrando para o Instagram, até para dialogarem com os mais jovens.
Portanto trata-se de uma briga de “cachorro grande” e bem grande.
Indo ao Threads propriamante dito : se voce é usuário de Instagram com alguma intimidade com redes sociais já deve estar por lá. Caso contrário veja o tutorial no link http://glo.bo/3D6Ugxk .
A rede é quase igual ao Twitter, óbvio, sem publicidade (ainda) e com algoritimo que ainda não percebi a dinâmica de funcionamento. As postagens que aparecem na minha tela não são sempre de perfis que eu esteja seguindo o que às vêzes me leva a não demorar muuto na plataforma. Ainda não descobri como mandar mensagens direto para um destinatário bem como receber notificações de perfis que sejam do meu interesse.
Por que ir ou por que não ir ? se voce quer disputar opinião pública ou acompanhar o que está na agenda pública deve estar presente sem negligenciar as demais redes. PT e seus vários canais e CUT já estão por lá. Durante um bom tempo o Twitter ainda será o canal de expresssão dos formafores de opinião. Mas a expectativa de Zuckerberg é ocupar este espaço. O resultado ? só o tempo dirá.