
Pelo senso comum os robôs da internet são sempre associados à disseminação de ‘fake news’ ou à bisbilhotice da vida alheia. Mas existem aplicações politicamente corretas para estes programas. Veja uma delas a seguir. O texto é transcrito literalmente da newsletter do projeto NÚCLEO. Que também merece a visita.
Viemos aqui para te contar sobre mais um lançamento do Núcleo, o BedelBot. Ele é um robô que monitora os canais oficiais no Telegram dos candidatos à presidência do Brasil em 2022. Nosso robozinho está ativo a partir desta segunda-feira (15).
COMO FUNCIONA? Ele coleta todas as mensagens publicadas nos canais, para facilitar a análise e pesquisa por temas específicos. Além disso, o bot fica de olho em tudo o que for editado ou apagado por ali e em quais mensagens estão virais.
Você pode explorar todos os dados coletados no painel do BedelBot. Ali, é possível buscar mensagens por palavras-chave, filtrar canais e encontrar os posts que estão bombando.
Você pode seguir o canal do BedelBot no Telegram, assim vai receber alertas quando o robô encontrar mensagens editadas, mensagens apagadas ou posts virais – ou seja, quando o número de visualizações + número de encaminhamentos de uma mensagem é muito mais alto do que a média das publicações no canal.
O BedelBot é um projeto do Núcleo Jornalismo, desenvolvido durante o Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo Meta Journalism Project.