… a imagem ficou estranha, talvez pelo excesso de cabelo. Mas antes de mais nada quero falar um pouco sobre como tomei conhecimento desta “trend”. Participo de um grupo no Whatsapp do Setorial de Ciencia e Tecnologia do PT onde tive o primeiro contato a partir de uma publicação no feed do PT no Instagram

Observando os comentários percebe-se as críticas advindas do meio cultural por conta da utilização das IA ao invés da contratação de profissionais de carne e osso. Muita gente no grupo apoiou as críticas e alguns poucos elogiou a iniciativa por entender que se tratava de uma forma de “furar a bolha” e dialogar com público menos afeito às questões de um partido político.

A partir daí fui verficar alguns sites que acompanham este debate e todos caminham no sentido da necessidade de regulação e controle social dos usos das IAs e das redes sociais de uma forma geral. E ainda temos os impactos ambientais ocasionados pelos data centers, notadamente o volume de água requerido para o resfriamento dos equipamentos.

Seguem alguns links para leitura. E recomendo a assinatura da newsletters de cada um dos veículos citados :

https://desinformante.com.br/trend-studio-ghibli-direitos-autorais?utm_source=pocket_shared