
O termo “ondas do ódio” nos leva imediatamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Não sem razão. Mas ao ouvir os tres episódios deste poodcast produzido pela organização Criar Brasil entenderemos que a história começa bem antes: a TV brasileira teve grande responsabilidade na normalização do discurso de ódio. E usou (e em certa forma foi usada) Bolsonaro como um dos vetores desta normalização por se tratar de um deputado “engraçadinho” que falava bizarrices bem grotescas que ecoavam na sociedade brasileira.
O resto é a trágica história recente uma vez que o discurso de ódio se enraizou na sociedade brasileira. O podcast é fácil de ouvir, baseado em fatos e constatações sem lugar para “achismos” e me remete a duas reflexões :
- ter bastante cuidado com fenomenos de comunicação (influencers ?) engraçadinhos; Bolsonaro começou assim;
- para nós baianos: lembrar que a concessão de canais de comunicação para famílias e empresários bajuladores dos poderosos se consolidou com a passagem de Antonio Carlos Magalhães pelo Ministério das Comunicações.