No dia 19 de outubro a CUT – Central Única dos Trabalhadores – dá início ao seu 14o Congresso. Conversei no dia 5 passado com o Coordenador do Congresso, o dirigente químico Donizetti Silva, que nos adiantou alguns detalhes sobre a programação que ainda está em processo de cosntrução.

No dia 19, antes da solenidade de abertura que acontece à noite, teremos dois eventos: os trabalhadores do macro setor da indústria discutem alternativas à reindustrialização via a vis com a necessidade de cuidados e precauções de natureza ambiental. Em paralelo sindicalistas brasileiros e representações internacionais (a expectativa é de representantes de 132 países) debaterão as ações e estratégias da extrema direita no mundo e como os trabalhadores devem enfrenta-las.

se o homem mais rico do Brasil comprar cinco quilos de arroz e o mais pobre comprar a mesma quantidade ambos pagarão o mesmo imposto

No plano mais, digamos, sindical um dos temas prioritários é a popularização de uma campanha sobre a necessidade de uma reforma tributária que promova justiça fiscal. E, por óbvio, o debate sobre a organização sindical notadamente a relação da CUT com segmentos surgidos com as novas formas de precarização do trabalho.

Este blog estará acompnhando o 14o CONCUT com boletins diários e entradas ao vivo nas nossas redes sociais. Para viabilizar esta cobertura estamos realizando uma rifa e por menos que o valor de um café expresso voce pode apoiar a cobertura. Clica abaixo para contribuir . E clica no áudio no início deste post para ouvir a entrevista na íntegra.