
Na entrevista de ontem com o companheiro Fernando Lopes fui surpreendido com a notícia da ida do presidente dos EUA Joe Biden a um piquete de greve na porta da GM. Aliás a entrevista está bem legal e vale assistir clicando aqui.
Mais logo recebi do mesmo Fernando um informe da UAW, sindicato que está à frente desta greve, e transcrevo na íntegra. A tradução fica por conta de aplicfativos provavelmente do Google:
”
Em 26 de setembro, foi feita história quando o Presidente Joe Biden se reuniu com os Grevistas Em Pé do UAW no piquete do centro de distribuição de peças da General Motors em Belleville, Michigan. Foi a primeira vez que um Presidente dos EUA em mandato foi encontrar trabalhadores grevistas em um piquete.
O Presidente Biden usava um boné do UAW quando se encontrou com o Presidente do UAW, Shawn Fain. Falando em um alto-falante aos membros e apoiadores do UAW, Biden disse: “Não foi Wall Street que construiu este país. Foi a classe média que construiu este país. E foram os sindicatos que construíram a classe média. Isso é um fato!”.
Os membros do UAW aceitaram grande reduções durante a crise automotiva de 2009 para salvar as Três Grandes. Biden reconhece isso e acrescentou que os trabalhadores fizeram vários sacrifícios quando as Três Grandes estavam em apuros. “Agora eles estão se dando incrivelmente bem e, vejam só, vocês também deveriam estar se dando incrivelmente bem”, disse ele.
Quando perguntaram a Biden se os trabalhadores mereciam o aumento salarial de 40% que eles estavam demandando, ele disse: “Sim”, fazendo coro ao entusiasmado grupo de Grevistas Em Pé.
O Presidente Fain agradeceu ao Presidente Biden por demonstrar seu apoio. “Obrigado, Presidente, por vir (…) e ficar ao nosso lado aqui neste momento definidor para a nossa geração. Obrigado por fazer parte desta luta!”.
A Greve Em Pé se expandiu em 22 de setembro e agora inclui piquetes em 41 unidades das Três Grandes em 21 estados. Membros dos movimentos trabalhistas e comunitários de todo o país estão se juntando a nós nos piquetes, organizando panfletagens educacionais em concessionárias de automóveis, deixando mensagens de telefone para os CEOs da Ford, GM e Stellantis, e assinando abaixo-assinados destinados a eles. Você pode assinar o abaixo-assinado aqui: Você está “Junto e Firme” com os trabalhadores automotivos do UAW?
Nós agradecemos a todos pela corrente de apoio vinda de todo o planeta! Vamos manter a pressão! Vamos manter a luta! Vamos ficar Em Pé e vencer! “
===> Ontem à noite recebi o informe de que o Ronald Trump também foi ao piquete após a repercussão da ida de Biden. Veja em https://www.rfi.fr/br/am%C3%A9ricas/20230927-depois-de-biden-trump-vai-a-michigan-apoiar-trabalhadores-em-greve-do-setor-automobil%C3%ADstico